E a falta de manutenção e ignorância juntas, nem se fala.
Peguei uma reportagem no site
A borra de óleo é uma solidificação do óleo do motor de seu carro, que vai ganhando uma consistência pastosa e passa a ter dificuldades de percorrer as galerias internas. Com o tempo, a bomba de óleo passa a perder pressão e as peças móveis - como os tuchos, comando de válvulas, mancais de bielas, bronzinas e virabrequim - param de receber lubrificação, levando ao travamento total do motor.
O óleo se solidifica por três motivos: oxidação, degradação e contaminação. A oxidação e a degradação acontecem quando o proprietário simplesmente deixa de trocar o óleo do carro. Poucos notam que a maioria da frota nacional roda em tráfego urbano e trajetos curtos. Tais condições obrigam a troca em metade do prazo ideal estipulado pelo manual de proprietário, uma vez que o motor trabalha em temperaturas maiores e exige mais do óleo. Isso vale para óleos minerais, semi-sintéticos ou sintéticos.
Outros motivos são a utilização de lubrificantes inadequados ou de baixa qualidade - diferentes dos recomendados pelo fabricante - e a falta de manutenção no sistema de arrefecimento. Principal responsável por manter baixa a temperatura do motor, o radiador deve estar sempre com aditivo. Caso esteja só com água, o lubrificante passa a exercer sua função e tem a vida útil diminuída.
A contaminação do óleo está intimamente relacionada a outro fenômeno recente: a gasolina adulterada. Os solventes utilizados pelos postos de má-fé reagem com o óleo e aceleram sua degradação. Misturar óleo novo com o óleo velho também é outro fator de contaminação que culmina com a borra.
Os principais sintomas da borra de óleo são ruídos metálicos provenientes do motor. As partes mais afetadas são as mais altas do motor, como os tuchos e o comando de válvulas. A solução do problema está na aplicação de um produto chamado "flushing" (NOTA: O INFORROCK NÃO RECOMENDA FLUSHING!), que dissolve a borra, ou na abertura e limpeza manual do motor. Confira abaixo algumas dicas para que a borra passe longe do seu motor:
O óleo se solidifica por três motivos: oxidação, degradação e contaminação. A oxidação e a degradação acontecem quando o proprietário simplesmente deixa de trocar o óleo do carro. Poucos notam que a maioria da frota nacional roda em tráfego urbano e trajetos curtos. Tais condições obrigam a troca em metade do prazo ideal estipulado pelo manual de proprietário, uma vez que o motor trabalha em temperaturas maiores e exige mais do óleo. Isso vale para óleos minerais, semi-sintéticos ou sintéticos.
Outros motivos são a utilização de lubrificantes inadequados ou de baixa qualidade - diferentes dos recomendados pelo fabricante - e a falta de manutenção no sistema de arrefecimento. Principal responsável por manter baixa a temperatura do motor, o radiador deve estar sempre com aditivo. Caso esteja só com água, o lubrificante passa a exercer sua função e tem a vida útil diminuída.
A contaminação do óleo está intimamente relacionada a outro fenômeno recente: a gasolina adulterada. Os solventes utilizados pelos postos de má-fé reagem com o óleo e aceleram sua degradação. Misturar óleo novo com o óleo velho também é outro fator de contaminação que culmina com a borra.
Os principais sintomas da borra de óleo são ruídos metálicos provenientes do motor. As partes mais afetadas são as mais altas do motor, como os tuchos e o comando de válvulas. A solução do problema está na aplicação de um produto chamado "flushing" (NOTA: O INFORROCK NÃO RECOMENDA FLUSHING!), que dissolve a borra, ou na abertura e limpeza manual do motor. Confira abaixo algumas dicas para que a borra passe longe do seu motor:
Confira algumas dicas:
- Por prevenção, utilize sempre os seguintes prazos para a troca de óleo: 5.000 quilômetros para óleo mineral e 7.500 quilômetros para óleos semi-sintéticos e sintéticos. Caso você rode majoritariamente em estradas, pode-se adotar 10.000 e 15.000 quilômetros, respectivamente.
- Troque sempre o filtro de óleo a cada troca de lubrificante. Como o componente tem capacidade de até 1,0 litro, o óleo antigo nele contido pode contaminar o novo.
- Sempre siga as especificações recomendadas pelo manual de proprietário. Evite misturar marcas ou tipos de óleo diferentes.
- Abasteça em postos de confiança e com controle de qualidade. A gasolina adulterada é uma das principais vilãs da borra de óleo.
- Mantenha o sistema de arrefecimento do seu carro sempre com aditivo e não com água pura. O recomendado é fazer a troca do líquido anualmente.
- Motor desregulado significa queima incorreta da mistura ar/combustível. Ou o oxigênio, ou a gasolina sobrarão e contaminarão o óleo. Faça um regulagem do motor anualmente ou a cada 30.000 km.
Abaixo, fotos de um BMW 330, modelo top , anda pra karaio, mas o infeliz proprietário acredito que só trocava o óleo na cama. (ouvi dizer que este carro era de uma mulher, à conferir).
E tenha sempre em mente:
- QUALQUER CARRO 16V , 20V , 24V , PRECISA DE CUIDADOS ESPECIAIS!!!
- JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, SIGA A RECOMENDAÇÃO DO FRENTISTA OU DO ÓLEO.
COMO ESCRITO LÁ EM CIMA, USO URBANO E RURAL SÃO BEM COMPLICADOS COM NOSSA GASOLINA, 10.000KM ???? hehehehehe :) .
- TROQUE O FILTRO DE ÓLEO (custa 5 cervejinhas )
OLEO MINERAL => ATÉ 3.000KM
OLEO SEMI-SINTÉTICO => 4.200KM ATÉ 7.500KM
ÓLEO SINTÉTICO => 5.000KM ATÉ 8.400KM
E lembre-se, não importa a marca, se é TURBO ou ASPIRADO, a MALDITA BORRA ataca à todos os desavisados, principalmente se compraram um carro usado... de um péssimo dono.
Boa dica sobre oleo e a temida borra ! otimo blog, Inforrock.
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